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Quem somos

A Promon Engenharia é uma

subsidiária da Promon S/A

História

1960 – 2021...

 

Nossa história é uma história de pessoas, ideias e realizações

Uma empresa (in)comum

 

Ela começa em dezembro de 1960, quando um grupo de jovens profissionais se reúne para fundar e estruturar a Promon Engenharia, uma empresa que nascia da aliança entre a norte-americana Procon e a brasileira Montreal Montagem e Representação Industrial. Juntas, elas haviam vencido uma concorrência internacional para desenvolver o projeto de quatro novas unidades na Refinaria Presidente Bernardes, da Petrobras. Seria o primeiro trabalho do gênero realizado no Brasil.

 

Nos anos seguintes, a jovem empresa conseguiu ampliar sua área de atuação para os mercados de energia elétrica e mineração e metalurgia.

 

O cenário político-econômico turbulento enfrentado pelo país nessa época, entretanto, fez que a Procon decidisse encerrar seus negócios no Brasil. Foi a oportunidade para que um grupo de doze profissionais da empresa adquirisse a parcela do capital de posse dos norte-americanos. Corria o ano de 1966. Mais tarde, em 1970, esse mesmo grupo comprou da Montreal a parte restante, ficando, assim, com a totalidade do capital da Promon. Nesse mesmo momento, num gesto de extrema grandeza, convidaram os demais funcionários a tornarem-se também acionistas de uma nova Promon. Brotava, ali, um modelo de propriedade peculiar, que prevalece até hoje.

 

Seus líderes estabeleceram o lucro não como um objetivo básico, mas como um meio para o desenvolvimento da empresa. Foram introduzidos modernos conceitos de gestão, excelência e sustentabilidade, temas que viriam a pautar as organizações somente neste século XXI. A organização foi reconhecida como a “expressão do valor de seus profissionais” (leia sobre a Carta de Campos do Jordão, documento escrito em 1970). Foram construídos, assim, os pilares da cultura de uma empresa original, cujos donos não eram um grupo de empresários, mas os próprios profissionais que nela trabalhavam. Nossa história passou assim a trilhar um caminho diferente.

Tempo de crescer

 

A viabilização de grandes investimentos na infraestrutura brasileira na década de 1970 nos proporcionou oportunidades de crescimento acelerado. Estivemos envolvidos em projetos marcantes, como as usinas hidrelétricas de Itaipu e Marimbondo, as usinas nucleares de Angra dos Reis e sistemas de telecomunicações. Passamos a executar os primeiros trabalhos no exterior, tendo como marco a implantação do Plano Nacional de Telecomunicações da Nigéria. Assumimos o desafio tecnológico de implantar uma das primeiras linhas de corrente contínua do mundo, para trazer a energia de Itaipu para a Região Sudeste, o primeiro grande contrato de responsabilidade global em modelo turnkey.

 

As crises econômicas e o esgotamento da capacidade de investimento do país nos anos 1980 levaram a turbulências no setor de Engenharia brasileiro. Foi, para nós, um momento de profunda reinvenção: passamos a atuar de forma mais consistente no setor de Telecomunicações e ampliamos nossa atuação para segmentos como o de Edificações Especiais. Destacam-se os projetos dos metrôs de São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Caracas, e os realizados para as obras do arquiteto Oscar Niemeyer executadas naquela década.

 

Criamos uma empresa para atuar na prospecção geofísica de petróleo e minérios. Posicionamo-nos mais fortemente como uma empresa executora não só de projetos de engenharia, mas gerenciadora e integradora de soluções completas. Em telecomunicações, mergulhamos no projeto de desenvolvimento de uma tecnologia brasileira de computação digital, caminho que nos levaria à constituição da Trópico, empresa dedicada a esse segmento.

 

Passamos a cultivar um lado empreendedor, nesse primeiro momento na área de negócios imobiliários, com a construção do Condomínio São Luiz, em São Paulo, ainda hoje local da sede da empresa, e do Shopping Galleria, em Campinas.

fotos: acervo Promon

A vida em rede

 

A situação favorável vivida pelo setor de Telecomunicações na década de 1990, em um cenário caracterizado pela aceleração dos ciclos de crescimento mundial e pelo processo de abertura da economia brasileira, nos permitiu continuar atuando intensamente como integradores na implantação de redes.

 

 

A partir do estabelecimento de alianças com empresas internacionais líderes em tecnologia, fornecemos a segunda geração dos satélites de comunicação brasileiros e soluções para interligação das agências de alguns dos principais bancos brasileiros. Construímos ofertas em sistemas de comutação de dados por pacotes e estivemos presentes na implantação da nascente telefonia celular.

 

A partir de 1992, participamos significativamente do capital da ACT Networks, empresa norte-americana desenvolvedora e fabricante de sistemas de comunicação de dados e voz. A injeção de recursos na empresa e nosso efetivo envolvimento na sua gestão possibilitou o sucesso de seu IPO (oferta pública inicial de ações), realizado na Nasdaq em 1995. Desenvolvemos soluções avançadas associadas ao novo mundo da internet, que surgia para transformar a sociedade.

O farol da excelência

 

Na virada do século, incentivados por um novo mundo de negócios e oportunidades, resultado das grandes transformações tecnológicas e do desenvolvimento da sociedade na direção de caminhos mais sustentáveis, buscamos mais uma vez uma renovação.

 

Focamos os negócios da Promon Engenharia nos setores mais estratégicos relacionados às demandas de infraestrutura do Brasil. Vimos a Promon Tecnologia, empresa até então responsável pelos negócios em telecomunicações, transformar-se na PromonLogicalis e tornar-se a maior integradora independente de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação na América Latina.

 

A atuação empreendedora foi expandida para os setores relacionados aos nossos negócios principais. Implantamos a usina termelétrica Bahia I e criamos a Netstream, uma operadora pioneira no mercado corporativo de comunicação de dados, posteriormente vendida para a AT&T norte-americana.

 

Leia mais sobre nossa história no livro "Para chegares ao que não sabes", escrito por Ignácio de Loyola Brandão.

foto: acervo Promon

foto: acervo Promon

Todas essas décadas de atividades – com seus sucessos, desafios e superações – nos fizeram uma empresa melhor, madura, experiente. E perenizaram a nossa fonte da juventude: o olhar questionador em relação ao futuro, a energia para explorar novas fronteiras, o desafio de sempre trilhar os caminhos da inovação e renovação. Os ingredientes dos primeiros tempos continuam valiosos para escrevermos os próximos capítulos da nossa história

Cultura

A Promon é uma comunidade de profissionais estruturada com base no conhecimento

A cultura organizacional que fundamenta a atuação do Promon tem, como alguns de seus elementos, o respeito inflexível à ética na condução dos negócios, a prestação de serviços de altíssima qualidade, o objetivo da realização profissional e humana de seus profissionais e sua ativa participação no processo de desenvolvimento social, econômico e natural do ecossistema no qual se insere.

 

Adicionalmente, há alguns outros elementos que definem sua cultura organizacional de modo especialmente particular. Esses atributos diferenciadores são os modelos de propriedade e de governança que adota e que se ajustam a seu modelo de relacionamento interno na forma de uma comunidade de profissionais.

Tais modelos foram inspirados pela “Carta de Campos do Jordão”, redigida em 1970 e que cujo texto mantém-se vivo, uma vez que seu espírito tem sido preservado ao longo de todas as transformações pelas quais a organização passou.

 

Elemento doutrinário básico, forjado ao longo de todos esses anos de trabalho, o “Crenças, Razão de ser e Valores” captura e expressa formalmente o espírito que sempre se manifestou, na prática, em suas decisões e posicionamentos.

Crenças

Uma empresa é um sistema vivo, parte integrante de um ecossistema social, econômico e natural com o qual interage, do qual depende e pelo qual é corresponsável.

 

O conhecimento será instrumento de realização dos indivíduos e da sociedade se utilizado de forma compartilhada e consciente.

foto: acervo Promon

Razão de Ser

Valores

A Promon é uma comunidade de profissionais, estruturada com base no conhecimento, identificada pela sua capacidade de inovar que, tendo a busca da excelência como conceito-guia, quer:

 

Empreender e prover soluções de infraestrutura que criem valor para os clientes e para as demais partes interessadas.

 

Proporcionar condições de realização profissional e humana aos seus profissionais.

 

Ser agente ativo do processo de desenvolvimento da sociedade e de preservação do meio ambiente.

 

Comunidade significa ter coisas em comum, entendimentos partilhados que transcendam as partes em que a empresa está dividida. Comunidade implica a disposição de observar princípios e regras, mas implica também a colaboração voluntária, muito mais rica e menos programada. Colaboração não é altruísmo. Ela surge quando pessoas partilham uma causa, sentem fazer parte de um destino comum. Uma comunidade pode ser descrita, pode ser mapeada em termos formais, mas tem também um significado emocional, um sentimento de ligação, de união. Comunidades têm corpo, mas também têm alma.

Integridade − Dedicar-se de forma inteira, completa. Agir de forma ética, consistente e profissional.

 

Respeito − Levar em conta a motivação do outro, entender todos os pontos de vista envolvidos. Ouvir opiniões, construir consensos.

 

Confiança − Considerar-se capaz, entender seu potencial e suas limitações, buscar sua permanente superação. Acreditar em si e no outro, contribuir para o grupo.

 

Dignidade − Ver-se com respeito e amor próprio. Infundir respeito, construir a partir da autoridade decorrente do conhecimento e da experiência.

 

Equidade – Perceber-se parte de um todo, reconhecer a contribuição de cada um. Combater qualquer tipo de discriminação, incluindo as originadas em preconceitos de raça, credo, gênero e orientação sexual.

 

Justiça − Oferecer a cada um o que de direito, entender os impactos de uma decisão. Posicionar-se com sabedoria, coragem e generosidade.

 

Independência − Utilizar o conhecimento para oferecer sempre a melhor solução, agir de forma imparcial. Ser capaz de decidir seu destino.

 

Bom humor – Ter a capacidade de ver com leveza e criatividade. Encontrar sentido e satisfação naquilo que faz.

Acreditamos que o conceito de excelência está incorporado em várias dimensões da vida de nossa empresa. Manifesta-se no nosso compromisso com a qualidade das soluções que concebemos e dos serviços que executamos, na seleção de nossos profissionais e na preocupação com sua qualidade de vida, na constante busca pelos mais elevados padrões técnicos e no tipo de relacionamento que construímos com nossos clientes, parceiros, fornecedores e demais partes interessadas.

Qualidade

A busca da excelência, princípio-guia da Promon, é um fundamento ativo na história da empresa e direcionador de sua Política da Qualidade.

 

Como uma empresa de soluções completas para todo o ciclo de vida de um projeto, são objetivos permanentes:

 

  • Fornecer produtos e serviços que propiciem plenamente a satisfação de seus clientes;
  • Manter com clientes, associados e fornecedores relações de alto nível profissional e ético, baseadas em confiança;
  • Criar condições para a realização profissional e humana de seus integrantes;
  • Contribuir para o desenvolvimento das sociedades em que atua.

Mantendo importantes atributos diferenciadores de forma consistente ao longo dos anos: a atuação próxima dos clientes, o compromisso em agregar valor aos seus projetos e negócios, a alta qualidade de suas entregas e o rigoroso cumprimento dos prazos, são elementos que fazem com que a empresa mantenha elevados os níveis de satisfação dos clientes.

 

Em 2021s (abrange de 01/04/2020 a 31/03/2021), a média de satisfação geral dos clientes ficou em 86, numa escala de 100 pontos possíveis, e o NPI (Net Promoter Index), que indica a lealdade do cliente à marca e sua disposição de recomendá-la a outros, ficou em 66, sendo que nenhum cliente demonstrou insatisfação com o desempenho da Promon.

 

Satisfação Geral de Clientes

Net Promoter Index

Segurança, Meio Ambiente, Saúde [SMS]

A Promon, considerando a natureza e escala dos riscos de segurança e saúde no trabalho e dos impactos ambientais inerentes à prestação dos serviços de consultoria, engenharia, gerenciamento e soluções integradas, tem como política de segurança do trabalho, proteção ao meio ambiente e saúde do trabalhador (SMS):

 

  • atuar preventivamente, planejando e utilizando práticas de avaliação e mitigação de riscos;
  • assegurar padrões adequados de SMS para a força de trabalho dos empreendimentos em que atua;
  • atender a legislação de SMS e demais requisitos legais e contratuais aplicáveis às suas atividades;
  • aprimorar continuamente o seu desempenho em SMS, buscando a proteção do meio ambiente, minimização dos impactos adversos, a redução dos riscos e prevenção de poluição;
  • educar, capacitar, conscientizar e valorizar o bom desempenho de seus profissionais, fornecedores e parceiros nas questões de SMS.

 

O Sistema de Gestão de SMS foi estabelecido em conformidade com os requisitos das Normas ISO 14001 e OHSAS 18001/ISO45001, assim como atende aos requisitos legais, normativos e estatutários e as demandas das partes interessadas.

 

O desempenho em SMS mantém-se em patamares que colocam a Promon Engenharia em posição de benchmark nacional e internacional: em 2021, a taxa de acidentes com afastamento dos profissionais da Promon Engenharia, ou de empresas contratadas por ela, foi zero.

Segurança da informação

Por esse motivo, a Promon Engenharia possui um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), estabelecido em conformidade com os requisitos da Norma ISO 27001, aos requisitos legais, normativos e estatutários e as demandas das partes interessadas.

 

A Promon Engenharia valoriza iniciativas de Segurança da Informação por reconhecer que proteger os ativos de informação é determinante para a competitividade e fundamental para alcançar a excelência e qualidade de suas soluções. Define, em sua política de segurança da informação, a importância da garantia da integridade, disponibilidade e confidencialidade para a proteção das informações.

 

Privacidade de dados

A Promon Engenharia reconhece a importância de manter a conformidade de suas operações e reforça suas práticas em segurança da informação para proteção dos dados pessoais de seus clientes, parceiros, colaboradores e de qualquer pessoa com quem de alguma forma mantém relacionamento.

 

O tratamento de Dados Pessoais é realizado em conformidade com a legislação aplicável, em especial com a Lei Geral de Proteção de Dados e de acordo com as políticas de privacidade de dados e de segurança da informação da Promon.

A Promon mantém canal direto com o Encarregado de dados (e-mail protecaodedados@promon.com.br) para dúvidas, solicitações de titulares de dados, reporte de incidentes ou potenciais violações de dados. Esse profissional é a pessoa responsável por atender as demandas de titulares de dados pessoais, bem como interagir com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Certificações

ISO 9001

Sistema de

Gestão da Qualidade

ISO 14001

Sistema de

Gestão Ambiental

ISO/IEC 27001

Segurança da

Informação

ISO 45001

Segurança e Saúde Ocupacional

Compromissos e Premiações

Estamos orgulhosos pelos reconhecimentos expressivos que recebemos. São conquistas que nos dão a certeza de que o caminho trilhado é promissor e que nos motivam a prosseguir com confiança e entusiasmo.

O posicionamento diferenciado no âmbito da gestão de pessoas, bem como o contínuo comprometimento com a incorporação dos temas socioambientais nas atividades dos negócios fazem a Promon ser reconhecida há muitos anos por diversas entidades e publicações de renome, que avaliam e destacam suas práticas de gestão.

A Promon assume compromissos públicos e faz parte de grupos de empresas que se mobilizam para promover relações mais éticas e transparentes no mercado brasileiro. A empresa é associada ao Instituto Ethos - Empresas e Responsabilidade Social e é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (UN Global Compact) desde 2006 e do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção (Pacto “Empresa Limpa”). Além disso, a Promon é signatária da Carta de Compromissos “Empresas pela Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos” e da “Carta empresarial pelos Direitos Humanos e pela promoção do trabalho decente”.

 

A Promon é uma das mantenedoras da Fundação Nacional da Qualidade e conta com membros no Conselho Curador e no Conselho de Notáveis dessa instituição.

Responsabilidade Social

Reconhecemos nosso papel de agente de desenvolvimento da sociedade

Fazemos negócios e trabalhamos de forma a conciliar os interesses de nossos profissionais, clientes, fornecedores e demais partes interessadas. Valorizamos o ser humano em todos os nossos relacionamentos e procuramos conviver em harmonia com as comunidades onde executamos nossas atividades, respeitando as pessoas, suas tradições e valores. São princípios presentes desde o início de nossa história.

 

Atuamos de forma a considerar a natureza e a escala dos riscos de segurança e dos impactos sociais e ambientais inerentes à prestação dos nossos serviços. Utilizamos recursos naturais de forma racional, usamos material reciclável sempre que viável e adotamos em nossos projetos tecnologias sustentáveis dentro das características do nosso negócio.

Desenvolvemos novas competências na área ambiental e soluções mais eficientes e otimizadas nas instalações dos nossos clientes, sempre pautados pelo respeito e pelas boas práticas comerciais. Nosso relacionamento com os órgãos públicos se estrutura com base em uma perspectiva institucional e de neutralidade política.

 

Assumimos postura pública de repúdio ao trabalho infantil, forçado ou compulsório, e não mantemos relacionamento comercial nem contratamos serviços de organizações que o pratiquem.

Compromisso com a Equidade de Gênero

Em atenção à Lei Federal nº 14.611, de 3 de julho de 2023, ao Decreto Federal nº 11.795, de 23 de novembro de 2023 e à Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 3.714, de 24 de novembro de 2023, que abordam a igualdade salarial e critérios remuneratórios entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, modificando o artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a Promon Engenharia compartilha os dados estatísticos apresentados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (M.T.E) em março de 2024, a partir de dados do eSocial de 2022, destacando que eles refletem apenas diferenças por grandes grupos de cargos previstos na CBO – Classificação Brasileira de Ocupação, que reúnem diferentes tipos de trabalho (cargos/departamentos), e não contemplam as mesmas funções exercidas, tampouco consideram diferenças de senioridade, escolaridade, tempo na função, responsabilidades, entre outros aspectos relevantes que afetam a remuneração.

 

A Promon Engenharia valoriza a equidade de gênero e vem implementando ações afirmativas, desde 2022, para promover a equidade entre homens e mulheres em um ambiente de trabalho inclusivo e diverso.

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